segunda-feira, 27 de maio de 2013

A Abertura Para O Mundo: 1889-1930 - Lilia Moritz Schwarcz (Leia trecho)

Sinopse

O terceiro volume da coleção História do Brasil Nação aborda um momento de características tão dramáticas quanto decisivas para o futuro do país: a virada do século XIX para o século XX. Com o fim da escravidão, em 1888, e a deposição de d. Pedro II, em 1889, surge um cenário propício a todo tipo de utopias e projeções. 

O recém instituído regime republicano gerou enormes expectativas. Findas as formas de trabalho escravo e abertas as possibilidades de acesso à cidadania e inclusão social, imaginou-se um mundo mais justo, não mais cerceado pela estrita hierarquia social do Império ou por critérios de origem ou nascimento. Havia um desejo premente de alcançar a modernidade, inspirada em modelos civilizatórios europeus, sobretudo franceses. 

A este cenário junte-se a consolidação de teorias raciais discriminatórias, manifestações sociais de grande porte, impactantes remodelações do espaço urbano e práticas clientelistas. Inclusão e exclusão social são, portanto, características igualmente marcantes desse contexto.

Para dar conta de tamanha complexidade, cinco importantes pesquisadores — Hebe Mattos, Francisco Doratioto, Gustavo Franco, Luiz Aranha Corrêa do Lago e Elias Saliba —, reunidos sob a coordenação de Lilia Moritz Schwarcz, também diretora da coleção, compõem, neste volume, um instigante painel da vida política, da sociedade, da economia, das relações internacionais e da cultura entre os anos de 1889 e 1930. 

Sobre a coleção HISTÓRIA DO BRASIL NAÇÃO: 1808-2010

A coleção História do Brasil Nação não apenas propõe uma nova leitura sobre a história do Brasil, mas proporciona as chaves para o estudo de suas conexões com a América Latina. Contando com o primoroso trabalho de renomados especialistas e a seleção de farto material iconográfico, cada volume apresenta diferentes aspectos da realidade brasileira em seus últimos duzentos anos a partir de perspectivas econômicas, políticas, sociais e culturais. 

Parte de um projeto maior — intitulado América Latina na História Contemporânea — que se estende por todo o continente americano e vários países europeus, a coleção é uma iniciativa pioneira no campo historiográfico e documental e referência obrigatória para todos que estudam ou se interessam pela nossa história.



Editora: Objetiva
Páginas: 344

0 Opiniões sobre o Livro:

Postar um comentário

O Que Você Achou deste Livro?

Se Já Leu ajude outros leitores que estão em dúvida deixando sua opinião.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...