quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Nina e A Verdade - Oscar Brenifier


Sinopse

Discutir temas filosóficos não é tarefa fácil, ainda mais quando a proposta é apresentar o tema a crianças. Mas o autor Oscar Brenifier, doutor em filosofia, consultor e formador de professores, encontrou uma maneira simpática e agradável de realizar a façanha sem complicar nem se limitar à superficialidade. Brenifier criou uma personagem inquieta e curiosa chamada Nina, que faz perguntas o tempo todo – provavelmente as mesmas indagações que passam pela cabeça dos pequenos leitores.

Em Nina e a verdade, a esperta garota opta pela mentira por saber que a verdade trará consequências ruins. Mas, como o recurso tem pernas curtas, começa uma conversa que irá explorar as diversas facetas do que chamamos de verdade e de mentira. Toda mentira merece punição? O que acontece quando mentimos para agradar alguém? E quando “verdade” se torna algo relativo? É possível falar a verdade o tempo todo?

Com linguagem de quadrinhos e belas ilustrações de Iris de Moüy, o livro consegue apresentar algumas referências que ajudam na compreensão do tema, como o mito grego da caverna, a fábula de Pedro e o lobo e a lenda de Ícaro e Dédalo. E mostra que o estimulante exercício de pensar pode ser mais suave do que costumamos imaginar – até mesmo para uma garotinha de oito anos.

Da mesma série, a Editora Globo publicou em 2009 o título Nina e a felicidade.

Editora: Globo Livros
Páginas: 64

0 Opiniões sobre o Livro:

Postar um comentário

O Que Você Achou deste Livro?

Se Já Leu ajude outros leitores que estão em dúvida deixando sua opinião.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...