terça-feira, 14 de agosto de 2012

Geografia Carioca do Samba - Luis Fernando Viana e Bruno Veiga


Sinopse

Com texto ilustrado por imagens históricas e pelo ensaio fotográfico de Bruno Veiga, Geografia carioca do samba traça a geografia musical do Rio de Janeiro, mostrando a relação fundamental entre personagens e lugares que fizeram e fazem ahistória do nosso samba. 

O livro acompanha a trajetória do gênero desde o início do século XX: da Praça Onze, onde ele deu seus primeiros passos, até a orla da zona sul, onde virou bossa nova, cruzando o Estácio de Ismael Silva, a Mangueira de Cartola, a região deMadureira e Oswaldo Cruz de Paulo da Portela, aVila Isabel de Noel; segue a pista do "Geografia popular", o mais conhecido samba do compositorMarquinhos de Oswaldo Cruz, e desemboca nos subúrbios; vai até Jacarepaguá e a Barra da Tijuca, onde estão hoje Zeca Pagodinho, Arlindo Cruz e Dudu Nobre. E lembra que, como ensinou Nelson Sargento, o samba agoniza mas não morre: está mais vivo do que nunca nos morros e ruelas, botequins e quintais, por todos os cantos da cidade. 

Como escreve Luiz Fernando Vianna em sua introdução, "Geografia Carioca do samba" é para todos os que amem o samba sem preconceito e que queiram ver suas tradições e seus criadores cada vez mais reconhecidos e exaltados. "Não como um museu de peças do passado, mas como uma história viva e em constante e necessária renovação", lembra o autor. 

As belas imagens de Bruno Veiga registram a influência permanente do samba na vida da cidade.

Editora: Casa da Palavra
Páginas: 224 páginas

0 Opiniões sobre o Livro:

Postar um comentário

O Que Você Achou deste Livro?

Se Já Leu ajude outros leitores que estão em dúvida deixando sua opinião.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...