terça-feira, 24 de julho de 2012

Encantadores de Vidas - Eduardo Moreira


Sinopse

Não há nada de agradável em um tombo. Mas foi a partir de duas quedas que Eduardo Moreira reestruturou sua vida e começou uma jornada que o levaria ao encontro de dois homens que mudariam sua forma de enxergar as pessoas, os relacionamentos e as limitações: Nuno Cobra e Monty Roberts. Um, encantador de pessoas. O outro, de cavalos. Juntos, encantadores de vidas.

Encantadores de vidas, Eduardo Moreira apresenta o método de Monty Roberts, o encantador de cavalos que prega a não violência para domar os cavalos, o afeto para lidar com os animais. E o de Nuno Cobra, treinador personalizado de atletas, adepto da integração corpo-mente-emoção-espírito para a reorganização e o equilíbrio do corpo em uma zona de conforto para o ser humano. E mostra como esses mestres se tornaram os pilares de sua vida.

Os dois entraram na vida de Eduardo em momentos extremos. Ao comprar um cavalo para relembrar a infância passada na fazenda da família, Eduardo montou uma égua desconhecida, arisca e nervosa. E acabou lançado ao solo. Dores nas costas e meses de recuperação não o desanimaram: a única coisa em que ele pensava era como domar o animal sem fazê-lo sofrer. Muita tenacidade e força de vontade o levaram a Monty Roberts, maior autoridade mundial em doma não violenta de cavalos.

No sítio de Monty na Califórnia, Eduardo aprendeu uma nova maneira de ver a relação entre homens e animais. E, a partir daí, uma nova maneira de viver. O redondel, espécie de picadeiro para a doma de cavalos, é uma alegoria do mundo: nele, a pessoa deve entrar segura, mas não arrogante; preparada para estabelecer uma comunicação com o outro, mas nunca numa posição de superioridade. Parceria e compreensão são fundamentais. 

A sincronia com o reino animal que Eduardo aprendeu com Monty foi aplicada em várias áreas de sua vida. E talvez em um dos momentos mais dolorosos de sua trajetória. De volta ao Brasil, numa corrida rápida para fugir da chuva e pegar um táxi, outro baque, que quase lhe custou o pé: sete ossos quebrados e fora do lugar. Assim entrou na história Nuno Cobra, preparador físico de Ayrton Senna, já contatado por Eduardo para ajudá-lo com uma antiga lesão. 

O caminho da recuperação foi incrível. Em dois meses Eduardo havia tirado a bota de gesso e já andava sem o auxílio de muletas. Nesse meio-tempo, percebeu nos dois mentores a mesma visão da vida, com grande semelhança entre seus princípios: realçar a calma e a sensatez para alcançar os objetivos. São essas lições que ele partilha com os leitores, com um único objetivo: uma vida com mais saúde e qualidade.

Editora: Record
Páginas: 256

0 Opiniões sobre o Livro:

Postar um comentário

O Que Você Achou deste Livro?

Se Já Leu ajude outros leitores que estão em dúvida deixando sua opinião.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...