terça-feira, 1 de maio de 2012

Minha Formação - Joaquim Nabuco (Download)


Sinopse

"A escravidão permanecerá por muito tempo como a característica nacional do Brasil" - escreveu joaquim nabuco numa passagem central, e desde então muito citada, deMinha formação. Publicadas em forma de livro em 1900, estas memórias são ainda hoje um dos documentos mais belos e instigantes sobre a formação de um intelectual e homem público brasileiro.
Passo a passo, de maneira não linear, mas seguindo o fluxo dos afetos e das inquietações da inteligência, Nabuco desenha aos olhos do leitor sua infância num engenho da zona do Cabo, em Pernambuco, os estudos em São Paulo e Recife, as leituras, as campanhas políticas durante o Segundo Reinado, o impacto de metrópoles como Londres, Paris ou Nova York e, cerne de sua atuação, o seu compromisso profundo com a libertação dos escravos, a questão crucial do país no último quarto do século XIX. 
Este volume segue a edição princeps anotada pelo autor e inclui, em apêndice, dois textos raros: a versão original do célebre capítulo "Massangana", redigida em francês por Nabuco, e um resumo autobiográfico, datado de seu segundo período norte-americano, que permaneceu até hoje inédito em português. O volume conta ainda com apresentação de Alfredo Bosi, professor de Literatura Brasileira da Universidade de São Paulo, que aponta, na prosa memorialística de Nabuco, os momentos de força que assinalam a tomada de consciência daquele que seria o mais influente de nossos abolicionistas.

Editora: 34
Páginas: 288


0 Opiniões sobre o Livro:

Postar um comentário

O Que Você Achou deste Livro?

Se Já Leu ajude outros leitores que estão em dúvida deixando sua opinião.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...