terça-feira, 1 de novembro de 2011

Alguma Poesia - Carlos Drummond de Andrade


Sinopse

"Alguma Poesia" (1930) é o primeiro livro de Drummond e reúne sua produção em verso desde 1925. Alguns de seus 49 poemas já haviam sido publicados anteriormente, em revistas da época. O mais famoso deles, "No Meio do Caminho", estreou em 1928 na "Revista de Antropofagia" e provocou escândalos que hoje parecem inverossímeis. Drummond acompanhou atentamente a "biografia" de seu poema, selecionando e publicando mais tarde, em livro, as críticas e as tentativas de interpretação da imagem da "pedra no meio do caminho". É impossível resumir a repercussão desse poema, que foi traduzido em muitas línguas e se tornou um símbolo não só da poesia de Drummond mas de toda a "fase heróica" do modernismo. 
Expressão do impasse, um dos maiores temas do poeta de "José", a "pedra no caminho" entrou na fala e na música popular: basta ouvir Tom Jobim e os versos iniciais de "Águas de Março" e "Retrato em Branco e Preto".
Também é célebre o "Poema de Sete Faces", que abre o livro, com sete estrofes que parecem desconexas, numa montagem como a da pintura cubista. Ele é um modelo do estilo joco-sério de Drummond: "Mundo mundo vasto mundo/ se eu me chamasse Raimundo/ seria uma rima, não seria uma solução". Essa dicção ao mesmo tempo leve e grave existe até nos poemas-piada do livro, como em "Cidadezinha Qualquer", "Anedota Búlgara" e "Quadrilha". Este último ("João amava Teresa que amava Raimundo...") faz uma crítica à sociedade burguesa. Nele, o "amor natural" se opõe ao casamento burguês (o de Lili e J. Pinto Fernandes, único nomeado pelos sobrenomes).

Em "Europa, França e Bahia", esse espírito de crítica e engajamento social, que se intensificou na obra posterior do poeta, se mostra mais claramente. E há ainda muito mais em "Alguma Poesia". Como disse José Guilherme Merquior, o título do primeiro livro de Drummond impressiona pela sua modéstia.

Créditos: Uol Vestibular

0 Opiniões sobre o Livro:

Postar um comentário

O Que Você Achou deste Livro?

Se Já Leu ajude outros leitores que estão em dúvida deixando sua opinião.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...