quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Outubro de 71: Memórias Fantásticas da Guerra dos Mundos - Francisco Gonçalves da Conceição


Sinopse

No dia 30 de outubro de 1938, Orson Welles dirigiu a transmissão de uma fictícia invasão da Terra por extraterrestres durante o programa Radio Teatro Mercury, da Columbia Broadcasting System (CBS), nos Estados Unidos. A adaptação radiofônica do livro A Guerra dos Mundos, do autor inglês Herbert George Wells, provocou pânico entre os ouvintes e se tornou a mais famosa emissão de rádio da história e referência constante nos estudos sobre o poder dos meios de comunicação de massa.
No dia 30 de outubro de 1971, para comemorar o aniversário da Rádio Difusora, outra versão de A Guerra dos Mundos foi transmitida, desta vez em São Luís e em plena ditadura militar, o que levou até tropas do exército a ocuparem a Rádio Difusora. A versão maranhense de A Guerra dos Mundos se transformou em um dos marcos da história do rádio e do jornalismo no Estado do Maranhão.
Em 2004, um grupo de estudantes do Curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Maranhão, coordenado pelo professor Francisco Gonçalves, iniciou um trabalho de pesquisas e entrevista com personagens dessa história. 
Em 2011, para comemorar os 40 anos do programa, o grupo apresenta para a população e pesquisadores da área um livro e um CD com a versão editada do programa original.
O livro Outubro de 71: Memórias fantásticas da Guerra dos Mundos é uma coletânea de entrevistas com integrantes do programa. O CD traz a gravação original editada da transmissão de 1971.

Fonte: Facebook

0 Opiniões sobre o Livro:

Postar um comentário

O Que Você Achou deste Livro?

Se Já Leu ajude outros leitores que estão em dúvida deixando sua opinião.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...