sábado, 29 de outubro de 2011

Escrevendo no Escuro - Patrícia Melo


Sinopse

“Horizontal, oito letras. Responda, se tiver coragem. Qual é o tema que ocupa nossas cabeças dia e noite? Serão acácias? O perfume do jasmim? Sobre o quê, afinal, você espera que eu escreva?” desafia Cecília, escritora de Escrevendo no escuro, primeiro livro de contos de Patrícia Melo e o segundo inédito pela Rocco, que desde 2009 detém os direitos de publicação das obras da escritora paulista. “Assassinos, estropiados, esquizofrênicos, canalhas, céticos, putas” são alguns personagens de Cecília, mas quem a atormenta é seu “doppelgänger”, que cria vontade própria e passa a reclamar o livre-arbítrio.

Enquanto criador e criatura se digladiam ao longo das páginas, conhecemos um marido que contrata uma garota de programa para fazer ciúmes à mulher, um cientista e uma faxineira que se confrontam na hora de descartar o material de pesquisa, um crítico impiedoso que sonha com a glória literária, duas irmãs idosas perplexas com a proximidade da morte, uma médica atormentada na agônica espera de sua redenção, uma depiladora chantagista e um artista enfrentando uma doença terminal.

Cecília é a linha unificadora que atravessa a obra, ilustrando a agonia que acompanha o ato da criação e a luta dos autores para manter o controle de seus personagens, que amiúde assumem os próprios destinos e personalidades.

Mas será Cecília apenas um personagem? Ou um duplo de Patrícia Melo?

Numa brilhante inversão da estrutura narrativa tradicional, através de ambiguidades e complexidades, a autora de O matador e Ladrão de cadáveres desafia o leitor a distinguir ficção dos fatos, fantasia e alucinação do que é real.

Em sua estreia na narrativa curta, Patrícia Melo demonstra a mesma riqueza na construção das tramas e personagens, o mesmo humor e domínio narrativo que caracterizam seus romances e novelas.

Créditos: Rocco

0 Opiniões sobre o Livro:

Postar um comentário

O Que Você Achou deste Livro?

Se Já Leu ajude outros leitores que estão em dúvida deixando sua opinião.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...