sábado, 16 de julho de 2011

Tereza Batista Cansada de Guerra - Jorge Amado


Sinopse

No sertão de Sergipe, perto da fronteira com a Bahia, aos treze anos incompletos a órfã Tereza Batista é vendida pela tia a um fazendeiro pedófilo e brutal. Depois de estuprá-la, ele a mantém cativa em sua propriedade. Amadurecida precocemente, e do modo mais doloroso, a menina se tornará uma mulher valente e decidida. Tereza Batista é sem dúvida uma das mais fascinantes heroínas de Jorge Amado, talvez a mais completa e complexa, que reúne os atributos de todas as outras: a valentia de Rosa Palmeirão, a sensualidade de Gabriela, a doçura de dona Flor, a altivez de Tieta.
As peripécias dessa heroína que "tinha aversão a badernas", que "não tolerava ver homem bater em mulher" são contadas por várias vozes. Um funcionário público, um pai-de-santo, a célebre ialorixá Mãe Senhora e até o poeta Castro Alves, retornado do mundo dos mortos, ajudam a relembrar e exaltar os feitos da protagonista. Um dos mais notáveis deles - ter comandado as meretrizes de uma cidade no combate a uma epidemia - é narrado à maneira de um romance de cordel, no capítulo "ABC da peleja entre Tereza Batista e a bexiga negra". Em outro episódio, ela lidera uma greve de prostitutas em Salvador. Em um terceiro, nocauteia um homem num cabaré de Aracaju depois de vê-lo bater na amante.
Escrito em 1972, quando Jorge Amado tinha sessenta anos, Tereza Batista cansada de guerra atesta a maestria desenvolvida pelo escritor baiano ao longo de quatro décadas de literatura. No conjunto de seus romances, destaca-se como um dos mais vigorosos do ponto de vista político - fato ainda mais notável por ter surgido no auge da ditadura militar - e um dos mais ousados no terreno do erotismo.
Além do depoimento de Lygia Fagundes Telles, a nova edição traz uma cronologia e imagens históricas da vida de Jorge Amado e das edições anteriores do livro.

Resumo:


Publicado em 1972, Tereza Batista Cansada de Guerra apresenta aos leitores mais uma personagem fascinante criada por Jorge Amado. Uma mulher cuja personalidade indomável e muitas vezes imprevisível choca contra as convenções e se rebela contra o destino que lhe tentam impor. Tereza Batista viveu, desde a infância pobre, privada da liberdade, com a crueldade de não ter controle sobre a sua própria vida. Fortalecida pela consciência do seu valor como mulher, usa o seu poder de sedução e a sua sensualidade como forma de marcar a sua presença na sociedade, de afirmar a sua força, de dar resposta ao mundo que a oprime. Tereza vive num ambiente quase sempre áspero e hostil. Um mundo de sofrimento, miséria e violência que conhece desde muito cedo, primeiro, com a orfandade, depois, quando é vendida pelo tio, ainda menina. Sob o açoite do seu dono, ela vai experimentar, à flor da pele o sentido da palavra "servidão". Um dia mata o seu algoz. Vai presa, passa por um convento, cai num bordel. Em Aracaju, apaixona-se por Gereba, um marinheiro baiano. Mas ele é casado e volta para a sua mulher e para a sua terra. Desiludida, Tereza recolhe-se para o interior de Sergipe, onde vê os servidores do posto médico desertar, diante do avanço da varíola. Reúne então as rameiras da vila e dá assistência aos doentes. Missão cumprida, ruma para a Cidade da Bahia, nas pegadas de Gereba. Este, já viúvo, embarcara num navio de carga estrangeiro. Tereza torna-se dançarina num cabaré em Salvador. Daí até ao reencontro, Tereza luta e sofre.O romance conta a história de Tereza Batista,adolescente ainda, que é vendida pelos pais, ficando à mercê do CapitãoJustiniano Duarte da Rosa , homem sem escrúpulos , Tereza consegue jugir,depois de matar o capitão. Passa a viver com Emiliano Guedes um amor quasefilial. Com a morte deste, Tereza Batista prostitui-se , lutando contra apolícia em favor das companheiras. Finalmente cansada de guerra, no dia de seucasamento sem amor, foge com Januário Gereba,o sonho realizado. Um livro forte nas emoções, bem ao estilo de Jorge Amado que nos apresenta a força de uma mulher contra todas as adversidades.


Créditos: Cia das Letras / Net Saber

0 Opiniões sobre o Livro:

Postar um comentário

O Que Você Achou deste Livro?

Se Já Leu ajude outros leitores que estão em dúvida deixando sua opinião.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...