quarta-feira, 13 de julho de 2011

As Aventuras de Tom Bombadil - J.R.R. Tolkien


Sinopse

Tom Bombadil é um personagem da série O Senhor dos Anéis (The Lord of the Rings) de J.R.R.Tolkien. Um ser misterioso e poderoso, que habita com Fruta d'Ouro a Floresta Velha, e que conversa com as árvores, as entende, e por elas é ouvido e obedecido. Esse personagem é um dos mistérios de Tolkien, tanto pela sua origem quanto pela própria essência desse misterioso ser. Seria ele Elfo? Ou seria um Anão? Até Tolkien tinha dúvidas. Alguns acreditam que seja Ilúvatar em pessoa. Talvez esse alegre cantor, amante de Fruta d'Ouro, continue como um dos maiores mistérios da obra de Tolkien, embora muitos fãs acreditem que a personagem seja o alterego do próprio autor.

Em As Aventuras de Tom Bombadil, Tolkien aproxima-se da genialidade. Para os apreciadores de O Hobbit, este livro será uma delícia, e para os que desconhecem a obra do autor será uma descoberta maravilhosa.

Era uma vez um inocente boneco de casaco azul e botas amarelas, que pertencia a um menino inglês chamado Michael. O pai desse garoto era um professor muito criativo, que costumava inventar histórias para divertir os filhos.

Um belo dia ele resolveu incluir o simpático bonequinho em uma daquelas histórias, que depois ele transformou em um poema. O ano era 1933, o pai do menino se chamava John Ronald Reuel Tolkien, e o nome do boneco era Tom Bombadil. Assim começa a história do maior mistério de toda a extensa obra de Tolkien. 

O poema “As Aventuras de Tom Bombadil”, publicado pela primeira vez em 1934, introduziu, além do próprio Tom, Fruta d’Ouro, o Velho Salgueiro Homem e as Criaturas Tumulares. 

Anos depois, quando começou a escrever o Senhor dos Anéis como uma continuação para o Hobbit, inclusive mantendo o mesmo estilo leve e divertido, Tolkien decidiu inserir o velho Tom em seu novo livro. Essa tarefa se mostrou bastante fácil, uma vez que o personagem já estava pronto. Só foi preciso trocar a pena de pavão que ele usava no chapéu por uma pena de cisne. Afinal, não havia pavões na Terra-média!

Créditos: Baixar Bons Livros

0 Opiniões sobre o Livro:

Postar um comentário

O Que Você Achou deste Livro?

Se Já Leu ajude outros leitores que estão em dúvida deixando sua opinião.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...