sexta-feira, 3 de junho de 2011

Sagarana - João Guimarães Rosa


Sinopse

Sagarana foi o primeiro livro de João Guimarães Rosa (1908-1967) e data de 1946. O livro é composto por nove contos que enveradam o leitor na atmosfera regionalista: O burrinho pedrês, A volta do marido pródigo, Sarapalha, Duelo, Minha gente, São Marcos, Corpo fechado, conversa de bois e A hora e a vez de Augusto Matraca. As histórias do livro se passam no interior de Minas Gerais, estado natal do autor, cenário que esteve presente na maioria das obras que escreveu. O livro trata de temas comuns ao autor como a aventura, a morte, os animais metaforizados em gente, as reflexões subjetivas e espiritualistas.
Em Sagarana, Guimarães Rosa já mostrava seu estilo único, que incorpora elementos regionais na linguagem escrita. Segundo palavras dele mesmo na carta que escreve para João Conde: “Rezei...para que pudesse esquecer-me, por completo, de que algum dia já tivessem existido septos, limitações, tabiques, preconceitos, a respeito de normas, modas, tendências, escolas literárias, doutrinas, conceitos, atualidades e tradições – no tempo e no espaço. Isso, porque: na panela do pobre, tudo é tempero”. E continua, “De certo que eu amava a língua. Apenas, não a amo como a mãe severa, mas como a bela amante e companheira”. 
A escrita repleta de neologismos confunde habilmente o real e o imaginário. Universaliza o sertão, mistura o popular e o erudito. O próprio título do livro é um hibridismo criado pelo autor: “saga”, de origem germânica, quer dizer “lenda”, “canto heróico” e “rana” é uma palavra de origem indígena que significa “à maneira de”. Sagarana seria então uma “espécie de fábula”.
É seu estilo inovador que fez Guimarães Rosa ser enquadrado por alguns, ao lado de Joyce e Proust, como o protagonista de uma radical revolução literária do século XX.

Créditos: Pco

0 Opiniões sobre o Livro:

Postar um comentário

O Que Você Achou deste Livro?

Se Já Leu ajude outros leitores que estão em dúvida deixando sua opinião.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...