quinta-feira, 9 de junho de 2011

Reinações de Narizinho - Monteiro Lobato


Sinopse

Apresenta os personagens de grande sucesso: Emília, a boneca que fala, Pedrinho e Narizinho, as crianças que partem nas aventuras, oVisconde de Sabugosa, o sabugo de milho que é um sábio, Dona Benta, Tia Nastácia, o Marquês de Rabicó e outros.
O livro é composto de várias pequenas histórias, previamente publicadas, compostas em capítulos. Algumas histórias são plenamente originais, enquanto outras histórias são interessantes combinações utilizando histórias e personagens já conhecidos, como a visita dos personagens do Mundo das Maravilhas, incluindo as princesas Branca de Neve e Cinderela e Aladim. Monteiro Lobato, dessa forma, já utilizava em 1931 a técnica que recentemente fez o sucesso da animação cinematográfica Shrek.

O fato do livro ser composto de várias histórias é evidenciado por pequenos lapsos de continuidade, assim como por alguns trechos com explicação que só fariam sentido em publicações separadas. Ou seja, o livro Reinações de Narizinho é um livro que mostra todos os livros já escritos por Monteiro Lobato.

Reinações de Narizinho é uma dos melhores obras da literatura infantil porém, já mostra algumas inadequações ao contexto sócio-político atual. Dois problemas que podem ser facilmente identificados são, a linguagem antiga, já em desuso, e a abordagem preconceituosa e politicamente incorreta (mas aceita na época quando foi escrito) dada ao personagem negro, Tia Anastácia.

0 Opiniões sobre o Livro:

Postar um comentário

O Que Você Achou deste Livro?

Se Já Leu ajude outros leitores que estão em dúvida deixando sua opinião.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...