sábado, 18 de junho de 2011

Quando Me Conheci - Jorge Bucay (Leia Online)


Sinopse

Com mais de 6 milhões de livros vendidos em todo o mundo, o psicólogo Jorge Bucay nos faz entender nesta obra que não existe uma fórmula da felicidade. Cada um deverá descobrir seu próprio caminho e, embora todos os trajetos sejam diferentes e válidos, têm um ponto em comum: a necessidade de responder a três perguntas fundamentais.

A primeira pergunta – Quem sou? – nos desafia a empreender uma viagem de autoconhecimento, para que possamos viver sem depender de mais ninguém.



A segunda – Aonde vou? – trata da busca da plenitude e do sentido, de descobrir o objetivo fundamental de nossa vida.

A terceira – Com quem? – tem a ver com a escolha de nossos companheiros de jornada, reconhecer quem está ao nosso lado e deixar para trás quem não está.

É extremamente importante que as perguntas sejam respondidas nessa ordem. Do contrário, correríamos o risco de deixar que nos definissem com base no caminho que escolhemos, de permitir que a pessoa que está conosco decida aonde vamos ou, o que seria pior, de definir quem somos em função de quem nos acompanha.

Repleto de parábolas encantadoras que ilustram os conceitos apresentados por Bucay, Quando me conheci ajudará você a refletir sobre o que é realmente importante, a trilhar seu caminho e a encontrar alguns atalhos nessa jornada rumo à realização pessoal.

É inquestionável que todos nós estamos em busca da felicidade. Mas o que será isso? Será que tem a ver com acumular bens materiais, superar todos os adversários e ter uma carreira brilhante, ou ter um amor de cinema, em que não falte aventura?

Muitas vezes, quando pensamos em pessoas felizes, o que nos vem à mente são imagens de gente rindo, brincando ou bebendo em uma festa. A maioria de nós se esquece de que a felicidade pode ser bem mais simples.

Simples, não fácil!

Segundo Jorge Bucay, o caminho para a felicidade está em responder três perguntas fundamentais: Quem sou? Aonde vou? Com quem? É este o grande desafio que devemos enfrentar se quisermos conquistar a realização pessoal.

Em primeiro lugar, temos que nos livrar de todas as informações que nos foram inculcadas por nossos pais e pela sociedade a respeito de quem somos. Temos de amadurecer e deixar o ninho, conscientes de nossas emoções. Temos que assumir plenamente a responsabilidade por nossa vida.

Em seguida, é preciso definir o rumo. Não apenas a meta, o objetivo final, mas o caminho que seguiremos para chegar lá. Em essência, o que importa não é o destino, e sum como empreendemos a viagem.

Por fim, é importante reconhecer quem nos acompanha. É preciso que saibamos abrir mão daquelas pessoas com as quais, por algum motivo, já não podemos mais contar durante a jornada.

Somente depois que nos desapegarmos do passado, poderemos abrir espaço para todas as coisas novas que surgirão em nossa vida e ser felizes de verdade.


Leia O Primeiro Capítulo Online

Créditos: Sextante

0 Opiniões sobre o Livro:

Postar um comentário

O Que Você Achou deste Livro?

Se Já Leu ajude outros leitores que estão em dúvida deixando sua opinião.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...