domingo, 12 de junho de 2011

Odes de Ricardo Reis - Fernando Pessoa


Sinopse

Na vida de Fernando Pessoa pode-se afirmar que há duas datas de nascimento: a do próprio autor, 13 de junho de 1888, e a de seus heterônimos, 8 de março de 1914. O maior poeta de língua portuguesa do século XX criou diversos personagens para escrever a própria obra. Três deles, Alberto Caeiro, Ricardo Reis e Álvaro de Campos, os mais conhecidos heterônimos de Fernando Pessoa, têm a obra completa publicada pela Coleção L&PM Pocket.
Alberto Caeiro foi o primeiro a ser lançado em formato pocket. Agora é a vez de as Odes de Ricardo Reis. Este volume apresenta ao leitor todas as odes atribuídas a Reis. Também estão incluídos no livro versos e poemas anotados com pequenas alterações feitas pelo poeta, chamados de variantes, inseridos como notas de rodapé.
De acordo com a biografia criada pelo próprio Pessoa, Ricardo Reis nasceu em 1887 no Porto e estudou em um colégio de jesuítas. Foi médico e fixou residência no Brasil desde 1919. Reis é o heterônimo neoclássico, da métrica perfeita, da temática pagã e da consciência da passagem rápida do tempo. Entre seus temas recorrentes podemos citar o do sofrimento diante dos mistérios da vida e da morte e as relações com as suas musas, Lídia, Neera e Cloe. Segundo a avaliação de Pessoa, ?Reis escreve melhor do que eu, mas com um purismo que considero exagerado?.

Créditos: Submarino

0 Opiniões sobre o Livro:

Postar um comentário

O Que Você Achou deste Livro?

Se Já Leu ajude outros leitores que estão em dúvida deixando sua opinião.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...