segunda-feira, 20 de junho de 2011

O Próximo Passo - Marcelo Cezar


Sinopse

Amar e não ser amado - um dos mais antigos dilemas da humanidade - recebe uma abordagem atual e contundente no romance O Próximo Passo, publicado pela editora Vida & Consciência. A obra, escrita pelo aclamado autor Marcelo Cezar e ditada pelo espírito Marco Aurélio, traz a história de pessoas comuns, cujas vidas foram marcadas pela rejeição, e mostra como esse sentimento impacta suas decisões e seus laços pessoais.
Arlete é filha de Olair, um homem ríspido, insensível e violento, e da submissa Josefa. Com a morte de sua mãe, na adolescência, ela encontra na irmã Alzira apoio e forças para enfrentar as dificuldades e a falta de amor do pai. Muitas são as situações de renúncia e de desgosto vividas por essas duas jovens, mas elas encontram um caminho para refazer suas vidas. Arlete conhece Osvaldo, casa-se e tem uma filha, Olívia, com a qual estabelece um relacionamento bastante conturbado. 

Valéria, cuja mãe morreu após o parto, foi criada pelo pai, Américo Gumercindo Calini, rico empresário paulistano. Não é fruto de uma relação de amor, mas de um casamento motivado por convenções sociais: Américo une-se a Amélia Vaz apenas por tê-la engravidado numa noite de festa e bebedeira. Valéria é uma moça bondosa, mas que tem séria aversão por crianças. Seu filho Frederico sentirá a ausência e consequente rejeição da mãe, mesmo morando na mesma casa. 

Entre as duas narrativas, subsiste a mensagem de que é preciso saber lidar com a rejeição e não repetir nos seus próprios relacionamentos, os mesmos erros dos quais cada um é vítima. Os sentimentos negativos, como o desejo de vingança, contribuem apenas para dificultar a transformação positiva do espírito. Por outro lado, a força do pensamento ajuda os personagens desta intrincada história a superar suas limitações e transpor antigos traumas. 

Marcelo Cezar consegue explorar com sensibilidade os conflitos, medos e desejos de personagens complexos, ao mesmo tempo bons e maus, extremamente humanos. Neste livro emocionante, ele mostra que a rejeição nem sempre é sinônimo de falta de amor e que a vida dá escolhas a todos. A qualquer momento, é possível recomeçar.

0 Opiniões sobre o Livro:

Postar um comentário

O Que Você Achou deste Livro?

Se Já Leu ajude outros leitores que estão em dúvida deixando sua opinião.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...